Entenda a relação entre saúde mental e doenças autoimunes

Psiquiatra analisa como estresse e outras questões podem impactar evolução de doenças autoimunes, que prejudicam articulações e causam dor crônica

Pouco se sabe sobre as causas de doenças reumáticas, mas há um consenso entre os médicos e pesquisadores de que o estresse pode ser uma das causas para o aparecimento dos sintomas em pessoas que já são geneticamente predispostas.

Não raro, aqueles que convivem com males como lúpus, artrite reumatoide e fibromialgia também lidam com quadros de depressão e ansiedade.

“Tratar a pessoa com problemas reumáticos adequadamente é muito importante do ponto de vista psiquiátrico”, afirma Murilo Ferreira Caetano, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O especialista esteve presente no 40º Congresso Brasileiro de Reumatologia para discutir a interseção entre saúde física e mental. Ele fala sobre a importância da saúde mental no controle destas condições.

Como a saúde mental afeta e é afetada por condições reumáticas?

Qualquer situação de estresse crônica pode provocar modificações neurobiológicas.

Isso porque, quando o organismo se sente ameaçado, ele produz altos níveis de cortisol [conhecido como “hormônio do estresse”] a fim de se preparar para enfrentar alguma adversidade.

Em quantidades adequadas, esse hormônio tem efeito anti-inflamatório. Mas, quando é liberado em excesso, ele pode contribuir justamente para o contrário: torna o indivíduo mais suscetível a inflamações.

Então, ao passar por uma fase de muito estresse , podemos literalmente nos inflamar. E essa atividade inflamatória contribui para o desenvolvimento de uma série de condições reumáticas.

Da mesma forma, estas doenças também aumentam o nosso estresse, elevando o risco de desenvolvimento de quadros depressivos e ansiosos.

Quais doenças estão mais fortemente associadas a condições psiquiátricas?

A maioria dos estudos publicados são sobre a saúde mental de pacientes com lúpus, artrite reumatoide, espondilite anquilosante e fibromialgia.

Não há tantas informações sobre doenças mais raras. Mas, quanto mais sistêmica for a condição (quanto mais partes do corpo ela afetar), maior será a probabilidade da pessoa que a tem conviver com problemas neuropsiquiátricos.

Quais sintomas psiquiátricos estão mais associados a doenças reumáticas?

Os mais comuns são os sintomas depressivos e ansiosos, além de fadiga e insônia.

A psicose também pode aparecer em algumas doenças, como o lúpus, podendo acometer até 10% dos portadores.

Fonte: Saúde Abril