Conexão: você já fez algum exame para saber como anda seu fígado?

Ufa! A situação está melhor do que esperávamos: apenas 10% dos participantes da enquete nunca averiguaram como está o órgão

A gordura no fígado se tornou uma questão de saúde pública, afetando ao menos três em cada dez brasileiros — índice que sobe absurdamente quando há diabetes ou obesidade na parada.

Pois essa condição, capaz de levar o órgão à falência aos poucos, costuma ser silenciosa durante anos. Daí a importância de realizar um check-up preventivo com exames de sangue e imagem.

Felizmente, a maioria do público que respondeu à nossa última pesquisa já fez algum tipo de teste para apurar a situação hepática — 40% realizaram inclusive tanto exames de sangue como de imagem.

Um dado positivo, se pensarmos que, se flagrado precocemente, o quadro pode ser controlado ou até revertido com mudanças no estilo de vida, perda de peso e remédios prescritos pelo médico.

Fora o acúmulo gorduroso em si, um bom check-up investiga outros fatores capazes de comprometer o órgão, como a presença de hepatites virais.

Fonte: Saúde Abril