O que é foliculite e como tratar essa lesão na pele

Pelos encravados são umas causa comum da foliculite. Mas a ação de fungos, vírus e bactérias podem levar a casos mais graves

Foliculite é uma inflamação do folículo piloso, a estrutura da pele responsável pelo crescimento dos nossos pelos. Ela pode ocorrer em qualquer lugar do corpo que tiver crescimento de fios – há ocorrência nas nádegas, no couro cabeludo, na virilha, nas axilas, nas pernas e coxas e até na barba. Alguns cuidados podem aliviar essa irritação em casa, mas, se ela for recorrente ou grave, é preciso buscar ajuda.

“Os pelos do corpo crescem meio inclinados. Às vezes, eles perdem a direção correta durante o processo”, explica Valéria Campos, dermatologista de Jundiaí (SP). Isso pode dar origem ao famoso pelo encravado, que é a principal causa desse problema. Mas a foliculite também surge em contato com fungos, vírus e bactérias. Nesse caso, esses agentes infecciosos invadem a região do folículo piloso e, aí, disparam o processo inflamatória.

Parecida com uma espinha, a foliculite simples gera uma bolinha vermelha que incomoda. Quando se agrava, pode começar a doer e a coçar.

As principais causas tem conexão com a depilação ou o barbear, que favorecem os pelos encravados. A foliculite é mais comum e recorrente em quem tem pelos mais grossos e enrolados, mas todo mundo está sujeito.

Ela pode se agravar?

Sim, existe a foliculite profunda, que já cria pus e incomoda mais. Se a pessoa cutucar ou não higienizar bem o local, ela pode evoluir para um furúnculo.

Como evitar?

Métodos preventivos não impedem totalmente que a foliculite apareça, mas pode reduzim o número de ocorrências. Usar roupas leves é importante para que o tecido não cause atrito ou produção de mais suor na região mais afetada. Manter a higiene e hidratação da pele estão entre os bons hábitos.

Por outro lado, passar muito tempo sentado e tomar banhos quentes aumentam o risco da inflamação.

Como tratar a foliculite?

Em casa, é possível aliviar a inflamação. Compressa morna de chá de camomila e pomadas com ação anti-inflamatória são receitadas rotineiramente.

O jeito de tratar também muda conforme a localização no corpo. A foliculite capilar é mais rara, mas aí pode ser necessário recorrer a xampus antifúngicos e outros medicamentos. Tudo depende de um diagnóstico mais preciso da causa da inflamação com a ajuda de um dermatologista.

Fonte: Saúde Abril