Como a dieta muda de geração em geração

Uma grande pesquisa da Brain Inteligência mapeou como anda a rotina alimentar dos brasileiros.

A análise abrangeu 1 200 pessoas de todas as regiões do país e utilizou a Escala de Hábitos Alimentares (EHA), que possui mais de 40 itens validados por pesquisas, na formulação das questões aplicadas.

Como resultado, identificou–se que 91% da população é onívora (come alimentos de origem vegetal e animal), 5% é ovolactovegetariana (não ingere carne, mas come derivados de ovo e leite), 2% é lactovegetariana (come só derivados do leite) e 2% é vegana (não consome nada animal).

O estudo observou mudanças regionais e também geracionais: apesar de haver uma maior propagação do estilo de vida saudável atualmente, os chamados baby boomers (nascidos entre 1945 e 1964) comem mais frutas e hortaliças que a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), grande consumidora de fast-food.

Paradoxalmente, a pesquisa revela que, na geração Z, há uma porcentagem maior de pessoas adeptas a hábitos e culturas vegetarianas e veganas, preocupando-se não apenas com o corpo e o sabor, mas com prejuízos advindos da cadeia produtiva animal, considerada menos sustentável do ponto de vista ambiental.

Confira mais dados:

Fonte: Saúde Abril