Gripe x estresse: como manter a imunidade em dia

Maus hábitos podem prejudicar as defesas do organismo e facilitar o desenvolvimento da doença. Confira dicas de como se proteger

Acordar cedo, encarar aquele trânsito, estudar, trabalhar, batalhar por seus projetos e sonhos. No fim do dia vai para casa relaxar? Nem sempre! Afinal, depois de mais de dois anos de isolamento social e com o avanço da vacinação, você quer mais é recuperar o tempo perdido e curtir a companhia dos amigos em baladas, shows, encontros com a família e muito mais.

Retomar a rotina é ótimo, mas alguns cuidados são necessários para preservar a saúde e a qualidade de vida. É que o dia a dia estressante, somado à queda das temperaturas e da umidade do ar, fenômenos típicos do inverno, pode ser a porta de entrada para gripes e resfriados.

Estresse com moderação

De acordo com o infectologista Marcelo Neubauer de Paula (CRM/SP 82623), hábitos inadequados, como dormir pouco e consumir alimentos pobres em nutrientes, promovem o desequilíbrio de todo o sistema imunológico, reduzindo sua eficiência. “Com isso, há maior facilidade para que os vírus da gripe e do resfriado proliferem no organismo”, ele alerta.

Vale lembrar que o estresse, em si, não é um vilão. Muito pelo contrário, ele tem um papel essencial para nossa sobrevivência. É que, diante de um episódio tenso, o organismo imediatamente libera mais adrenalina, hormônio que acelera os batimentos cardíacos e a respiração, e cortisol, substância que eleva a pressão e aumenta o aporte de energia aos músculos. Todas essas reações têm a finalidade de nos deixar em alerta, preparados para reagir ao perigo ou fugir dele, mas, passado o risco, o organismo retoma seu estado normal. O problema, no entanto, está na frequência e na intensidade das situações estressantes enfrentadas no dia a dia.¹ Cobranças na vida profissional, insegurança, preocupação com as finanças e outros desafios extremamente desgastantes levam à produção contínua de elementos como o cortisol e desequilibram totalmente o sistema imunológico, o que, em outras palavras, significa a inibição da resposta imune.²

E aí não dá outra: se o seu organismo, já debilitado e vulnerável, é exposto a baixas temperaturas ou locais com aglomerações e pouca ventilação, fatores que facilitam a circulação dos vírus respiratórios, há grandes chances de desenvolver gripes e resfriados.

Organismo blindado

Para se proteger, segundo Neubauer, é importante investir ainda mais na qualidade de vida. “Durma bem, pois uma boa noite de sono é fundamental para manter seu sistema imunológico em dia³”, aconselha o médico, que salienta a importância de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Vale também manter os ambientes bem ventilados e higienizados, para evitar a propagação do vírus. O infectologista alerta, ainda, que alguns cuidados adotados durante a pandemia devem ser mantidos. “O uso de máscara em locais fechados assim como a higienização frequente das mãos são hábitos essenciais para prevenir gripes e resfriados.” Portanto, sempre que possível, lave-as com água e sabão, higienizando muito bem a palma, o dorso, o espaço entre os dedos e o punho de ambas as mãos. E, na impossibilidade, utilize o álcool em gel.

Procure, ainda, praticar atividade física para estimular o metabolismo a absorver melhor os nutrientes e, dessa forma, fortalecer o seu sistema imunológico.

Respira e vai!

A gente sabe que para conquistar seus objetivos, além de muita força de vontade, você pode precisar se expor a alguns riscos – às vezes, necessários, mas calculados – e passar por alguns perrengues. Mas, sempre que possível, evite as situações de estresse. Encontre um tempo na sua rotina para parar e respirar fundo. Procure se acalmar, escutar seu corpo e se reconectar. Atividades como ioga e meditação podem aliviar a pressão e ajudar nesse processo. E, depois, volte para o jogo porque você pode e deve correr atrás de todos os seus sonhos.

Como a gripe pega quem bota a cara no mundo, mesmo com todos os cuidados, é possível que em algum momento surjam incômodos como espirros, coriza, febre, dor no corpo e congestão nasal. E aí fica a dica: quando a gripe bater, você pode bater de volta com Coristina D PRO⁴, que é rápida e potente para aliviar não só os sintomas da gripe, mas também de resfriados, rinites e alergias.

Fonte: Saúde Abril