ABC do skincare: as substâncias mais recomendadas para cuidar da pele

Niacinamida, ácido hialurônico, vitamina C e mais... Descubra quais são os compostos que devem entrar na rotina de cuidados

O mercado da beleza não para de crescer. A cada dia que passa surgem novas substâncias que prometem ter um efeito ainda mais eficaz no combate a fatores como a falta de hidratação, os sinais de envelhecimento e as manchas.

Por isso, fica a dúvida: em quais produtos vale a pena investir? Especialistas que explicaram quais são os mais recomendados com eficácia comprovada, quem deve utilizá-los e quais os cuidados é preciso adotar com cada um deles.

Por isso, fica a dúvida: em quais produtos vale a pena investir? Especialistas que explicaram quais são os mais recomendados com eficácia comprovada, quem deve utilizá-los e quais os cuidados é preciso adotar com cada um deles.

Além disso, é essencial que um dermatologista seja consultado para que ele possa analisar cada caso individualmente. O médico vai receitar os produtos mais indicados para cada pessoa, além de analisar com quais outras substâncias eles podem ser combinados.

Vitamina C

Conhecida por ação antioxidante, combate os efeitos da exposição solar e poluição que levam ao envelhecimento precoce. Atua na prevenção e no clareamento de manchas, estimulando a produção de colágeno. Pode ser usada em qualquer tipo de pele, sendo elas sensíveis ou oleosas, não causando problemas quando exposta ao sol.

Deve ser aplicada diariamente de manhã, seguida por um hidratante e o protetor solar.

Retinóides

São derivados da vitamina A, ajudam a combater o envelhecimento da pele e a acne, entre os retinóides os mais conhecidos são o retinol e o ácido retinóico. Estimula a renovação celular e o aumento de colágeno. É recomendado tanto para adolescente com problemas com a acne quanto para pessoas com sinais de envelhecimento.

É indicado usar uma pequena quantidade, o equivalente a um grão de ervilha, no rosto e no pescoço antes de dormir, no início o tratamento deve ser alternado e tendo um aumento de frequência conforme a tolerância da pele.

Os retinóides tornam a pele mais sensível à radiação ultravioleta, aumentando o risco de manchas e queimaduras. Por isso, o uso diário de protetor solar é fundamental, mesmo nos dias em que o produto não é aplicado.

Ácido hialurônico

Composto por moléculas de polissacarídeos, presentes já na pele que com o tempo vai perdendo a substância, e se torna necessário repor ela através de produtos. Proporciona hidratação intensa e profunda, estimulando a fabricação de colágeno. É indicado para pessoas com pele desidratada e seca ou pessoas maduras com sinais de envelhecimento. É incorporado em cremes, géis e séruns que devem ser aplicados diariamente antes de outros produtos, de manhã ou à noite.

Niacinamida

É a forma ativa da vitamina B3, atua como anti - inflamatório, uniformiza o tom da pele e controla a oleosidade. É adequada a diversos tipos de pele, especialmente a pele oleosa e propensa a acne. O ideal é aplicar uma pequena quantidade no rosto de manhã e à noite, após a limpeza. Pode ser usada antes de outros produtos, como hidratantes e protetores solar.

Ácido glicólico

Desempenha um papel fundamental na renovação da pele, esfoliando suavemente a camada superficial da pele, removendo as células mortas, impurezas e desobstruindo os poros. A indicação é usar uma pequena quantidade no rosto à noite, após a limpeza da pele. O uso pode aumentar conforme a tolerância da pessoa e pode ser incorporada em pequenas quantidades na rotina diurna.

É importante ter cautela ao utilizar ácido glicólico e retinóides na mesma rotina de cuidados com a pele, pois ambos possuem propriedades esfoliantes e podem aumentar a sensibilidade da pele.

Fonte: Saúde Abril