Lições para melhorar a alimentação das crianças nas férias escolares

Mudança de rotina e maior acesso a guloseimas impõem desafios aos pais. Mas é possível equilibrar diversão e saúde nas refeições e nos passeios

O período de férias é, sem dúvida, um momento de quebra de rotina, tanto para as crianças quanto para os pais. Entre trocar aulas e atividades extracurriculares por ócio criativo, brincadeiras e passeios, um ponto que nem sempre chama a atenção dos responsáveis é a alimentação da garotada.

Duas situações costumam dar as caras aqui: a falta de planejamento para as refeições e a maior permissividade para petiscos, guloseimas e afins. Sair da rotina faz parte das férias (e da vida) e não há motivos para neuras e preocupações excessivas. É natural que os horários e o padrão das refeições mudem nessa época.

No entanto, como é um período de tempo considerável, é importante buscar certo equilíbrio. E é perfeitamente possível se divertir bastante sem deixar de lado os bons hábitos alimentares e a saúde.

Tudo começa com planejamento. Durante o ano letivo, a criança faz algumas refeições e lanches na escola, e é normal perder o hábito de preparar e oferecer opções mais saudáveis em casa.

Não é que as guloseimas estão proibidas, mas precisamos evitar que elas sejam a base da alimentação durante as férias. Dá para bolar inúmeros lanchinhos atrativos e mais balanceados, incluindo receitas caseiras de pipoca, mini pizza, torta, bolo etc.

Fora de casa, sugiro ter atenção nos passeios. Sempre que der, leve lanches prontos embalados na sua residência em bolsas térmicas que evitem deterioração ou contaminação. Exemplos: frutas, cookies integrais, bolo caseiro...

Quando não for possível, evite comprar alimentos de procedência e manipulação desconhecidas para não correr o risco de intoxicações alimentares. Planejando com antecedência e pesquisando na internet estabelecimentos bem avaliados, dá para desfrutar de um lanche mais seguro.

Por último, lembre-se de que nada precisa ser proibido. Enquanto puder manter a rotina alimentar o mais próximo possível do habitual, fica mais tranquilo liberar as guloseimas vez ou outra quando estiver passeando em família.

Fonte: Saúde Abril