Jogo digital educa crianças sobre a asma

Aplicativo quer empoderar os pequenos para que reconheçam sintomas e saibam usar a bombinha

Cerca de 15% das crianças e adolescentes brasileiros têm asma.

Ainda que a doença respiratória e crônica seja comum, muitos meninos e meninas não aprendem a lidar com ela e dependem de pais e cuidadores para seguir o tratamento.

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf) criou o Asmaland, um jogo de celular para crianças de 8 a 11 anos que oferece, de forma lúdica e acessível, informações e orientações para manter a doença sob controle.

“Hoje, a maioria dos pais e responsáveis é ocupadíssima, fica pouco tempo com a criança e acaba sabendo dos sintomas ou crises por meio do alerta de terceiros. Fazer a própria criança reconhecer o problema, ou ao menos avisar os pais que está tendo sintomas, ajuda muito no manejo da condição”, diz a pneumologista Marina Andrade Lima, consultora médica do jogo.

O que o jogo ensina, game é indicado a partir dos 8 anos

Gatilhos

Explica o que pode causar crises de asma no dia a dia, como poeira, mofo, pólen, fumaça, insetos, infecções, emoções etc.

Sintomas

Mostra que tosse, chiado no peito, nariz escorrendo, olhos lacrimejando e falta de ar são sinais de alerta e merecem ser reportados aos pais.

Orientações

Reforça que o tratamento também depende da criança. Ela precisa saber a hora do remédio, seu limite nos exercícios, entre outras coisas

Bombinhas

Instrui como se coloca a medicação no inalador, o jeito de tampar corretamente e fazer o uso. E ainda ensina técnicas de respiração.

Compartilhamentos

O jogo termina estimulando as crianças a falarem sobre o que aprenderam para que os parentes e amigos saibam mais sobre a asma.

O aplicativo Asmaland está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e iOS.

Fonte: Saúde Abril