Alimentação equilibrada não precisa ser complicada

Neste Dia Mundial da Alimentação, nutricionista mostra que comer de forma saudável é mais simples do que se imagina

Quando falamos em ter uma alimentação equilibrada, logo vem aquele pensamento de que ter bons hábitos à mesa é difícil, caro e demanda muito tempo.

Mas ter todos os nutrientes e as substâncias de que o corpo precisa para funcionar bem não tem nada de desafiador. Para isso, inclusive é possível usar os alimentos que temos normalmente em casa.

Vamos começar com o café da manhã, a primeira refeição do dia que, se bem-feita, nos deixa dispostos e melhora nossa saciedade ao longo do dia.

Por isso, ela precisa ser balanceada e deve conter os seguintes grupos alimentares:

• Um alimento fonte de carboidrato, de preferência rico em fibras, como pão francês, pão de forma, pão folha, torradas, cereais matinais (granola, flocos de milho), aveia ou outros farelos, a exemplo de quinua e amaranto.

• Um alimento fonte de proteínas. Aqui temos leite ou algum de seus derivados (iogurte, coalhada, queijos em geral), ovos, peito de peru e presunto magro.

• Um alimento fonte de vitaminas, minerais e fibras. Nesse caso, entram as frutas. Verduras e legumes também podem ser opção, mas, para o café da manhã, o mais comum é a fruta ou o suco.

É claro que a necessidade de nutrientes ou de ingestão dos diversos grupos de alimentos varia segundo características individuais, como gasto calórico, estado de saúde, sexo e idade.

Por esse motivo, o melhor é fazer uma avaliação nutricional completa antes de estabelecer o que devemos comer e em qual quantidade.

Fonte: Saúde Abril