Nutricionista explica o que é a gordura trans e como afeta a saúde

Organização Mundial da Saúde, OMS, publica relatório revelando que 5 bilhões de pessoas, em todo o mundo, ainda permanecem desprotegidas, aumentando risco de doenças cardíacas e até morte; ONU News conversou com a nutricionista Fabiane Alheira, que explicou o que é esse tipo de gordura, onde é encontrado e como evitar.

Qual a diferença entre gordura trans e gordura saturada?

Existem três tipos de gordura saturada, que é uma gordura sólida, de origem animal. Nós temos a gordura insaturada, que ela é líquida, de origem vegetal, e nós temos a gordura trans, que é uma gordura que não existe no meio ambiente. É uma gordura que foi desenvolvida pelo ser humano através do processo químico que é chamado de hidrogenação.

Como saber se o alimento que vamos consumir tem gordura trans?

Existe um marketing muito grande. Muitas vezes, a gente vê um alimento no rótulo desse alimento zero gordura trans. Mas aí, quando a gente vai olhar na lista de ingredientes, é por isso que eu sempre bato nessa tecla de que a gente precisa entender a lista de ingredientes, quando a gente vai ler, está escrito gordura vegetal. Ué, mas a gordura vegetal não deveria ser óleo vegetal? Sim. Então, se existe a expressão gordura vegetal, você já desconfia que, bem possivelmente, aquele óleo passou por um processo de hidrogenação e se transformou numa gordura trans. Mas, como é que pode vir escrito no rótulo 0% gordura trans? Como é que pode estar escrito naquela tabela nutricional Zero Gordura trans? É porque, em alguns países, a legislação permite que para você escrever zero naquela tabela nutricional, você tenha que ter uma quantidade mínima de gordura hidrogenada por porção. E é por isso que, muitas vezes, a gente vê uma porção assim: dois biscoitos e meio, três biscoitos. Ninguém come três biscoitos num pacote. Mas se o fabricante colocasse quatro biscoitos, já ia aparecer o percentual de gordura trans. E aí ele não poderia dizer que aquele produto é zero gordura trans.

Em que alimentos a gordura trans está presente e porque ela continua matando?

Na maioria dos alimentos ultraprocessados e industrializados. Pães, bolachas, biscoitos e snacks, sorvetes, chocolate, pizza, hambúrguer, lasanha, raviólis. Ou seja, abriu o pacote, colocou no prato, é bem provável que você esteja ingerindo uma gordura trans que não é reconhecida pelo nosso organismo e aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom, aumenta o risco para doenças coronarianas, diabetes, obesidade, que são doenças que a gente sabe que estão ali no top das causas de morte por doenças não transmissíveis aumentando a obesidade e aumentando o processo inflamatório sistêmico, prejudicando o nosso intestino. Para a gente ter saúde, a gente precisa ter um estilo de vida saudável e comer comida de verdade.

Fonte: ONU News