Uma mãozinha para a digestão agora em versão mastigável

Produto transforma carboidratos complexos da refeição em versão mais fácil de digerir

Para algumas pessoas, basta comer alimentos com carboidratos complexos e fermentáveis que lá vem a sensação de peso e incômodo no abdômen.

Mas dá para driblar a chateação com suplementos que dão uma força à digestão desses nutrientes — eles entregam prontinha uma enzima naturalmente produzida pelo corpo, a alfa-galactosidase.

Agora, chega ao mercado a primeira versão mastigável do produto, o Digeliv, da Apsen, antes só vendido em sachês. Mais prático, o lançamento deve ser ingerido antes das refeições.

O uso é indicado para indivíduos que realmente se sentem desconfortáveis após o consumo desses carboidratos. “Nosso organismo já fabrica a enzima, e o uso indiscriminado pode não só diminuir a produção natural como mascarar problemas de saúde que atrapalham a digestão”, comenta a nutricionista Gisele Haiek, de São Paulo.

Suplementos com enzimas para digestão devem ser usados sob orientação profissional e por tempo predeterminado. Além disso, há táticas na cozinha para minimizar o perrengue, como deixar grãos de molho.

Onde tem carboidratos fermentáveis?

A lista é longa e inclui a maioria dos vegetais:

Cereais: pães e massas à base de trigo e outros grãos, como centeio.

Leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, e por aí vai.

Frutas: melancia, caqui, pera, ameixa, maçã, abacate etc.

Verduras: chicória, couve-flor, brócolis, alho, cebola, cenoura, quiabo…

Oleaginosas: nozes, pinhão, amendoim, castanha de caju e pistache.

Fonte: Saúde Abril