Exercícios salvam vidas das doenças respiratórias

Estudo aponta que acúmulo de horas ativas protege os pulmões, refletindo em longevidade

Mais um ótimo motivo para você se organizar e inserir de vez a atividade física na rotina.Uma grande pesquisa, publicada na revista científica British Journal of Sports Medicine, em cima de dados de quase 600 mil americanos acompanhados, em média, por dez anos, constatou que praticar pelo menos 150 minutos de modalidades aeróbicas moderadas (corrida, natação…) e dois dias de exercícios de força por semana reduzem o risco de morrer por gripe e pneumonia em 48%, em comparação com um comportamento mais sedentário.

Caso você tenha achado que é complicado demais, calma, dá para começar devagar: segundo o trabalho, qualquer quantidade de atividade física já representa uma melhora à resistência respiratória.

Só não precisa exagerar, até porque nenhum benefício foi visto em praticar mais de 600 minutos semanais de atividades aeróbicas.

A análise mostra que quem faz qualquer atividade física, mesmo em menor quantidade que a recomendada, já apresenta um risco menor de morte precoce.

Como começar e não parar

Ter persistência é bem mais difícil que dar o primeiro passo

Planejamento

Não adianta: se você deixar para a última hora, nunca vai priorizar o exercício. O ideal é programar as atividades para encaixar na agenda.

Reforço

Treinar precisa ser uma tarefa do dia, como trabalhar e se alimentar. Por isso, lembretes na geladeira ou no celular sempre ajudam.

Incentivo

Infelizmente, suar a camisa só porque faz bem à saúde não é motivo suficiente para muita gente. Que tal agregar prêmios ou companhia?

Recomeço

Ninguém está imune a imprevistos, mas tente ao máximo não quebrar a sequência. Pois isso frustra e leva ao abandono.

Fonte: Saúde Abril