Dia Mundial da Saúde Ocular: veja dicas e cuidados com os olhos

Olhos vermelhos e lacrimejando, visão embaçada, sensibilidade à luz e dores de cabeça. Estes são apenas alguns dos sinais de que a saúde ocular pode precisar de atenção. O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado nesta segunda-feira, 10, destaca como o cuidado com os olhos desde o início da vida pode prevenir várias doenças, incluindo as que levam à perda de visão.

Em todo o mundo, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum problema para enxergar, de perto ou de longe, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, 35 milhões têm dificuldade visual, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os principais problemas que ameaçam a vista, estão catarata, glaucoma,lesão na retina relacionada ao diabetes e degeneração macular relacionada à idade, uma doença progressiva que leva à perda da visão central

As doenças oftalmológicas estão associadas a diversos fatores, incluindo componentes genéticos, estilo de vida e complicações decorrentes de outros agravos.

Também segundo a OMS, 80% dos casos de cegueira são preveníveis ou tratáveis.

Ou seja, prevenção e cuidados básicos podem preservar a saúde visual de grande parte da população, afirma a médica oftalmologista Ione Alexim, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Cuidados no início da vida

Logo no nascimento, a criança faz o chamado teste do olhinho, que permite identificar alterações visuais associadas ao desenvolvimento de catarata, glaucoma, entre outros problemas no futuro.

No exame, o médico pediatra avalia as diversas estruturas, como o cristalino e a retina, a partir do reflexo da luz sobre o olho do bebê.

Higiene dos olhos

Assim como as demais partes do corpo, o cuidado com os olhos inclui medidas de higiene. Lavar os olhos é fundamental para manter as pálpebras e os cílios saudáveis. Manter a região livre de impurezas inclui evitar coçar o globo ocular ou levar a mão à região com frequência, o que pode ser meio de transporte de microrganismos como vírus e bactérias.Nossas mãos carregam diversos microrganismos que, em contato com os olhos, podem gerar doenças.

Não tirar a maquiagem antes de ir para a cama está entre os erros comuns que levam a problemas oculares, de acordo com a médica oftalmologista Leticia Pinheiro de Freitas, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Cuidando dos olhos no dia a dia

O uso frequente e prolongado de telas, como celular, televisão e tablets, pode favorecer o desenvolvimento de distúrbios como miopia, definida pela dificuldade de enxergar o que está distante, e a vista cansada, que é uma diminuição da capacidade de ver objetos próximos, chamada tecnicamente de presbiopia, que só costuma dar as caras na terceira idade.

Os especialistas também recomendam o uso de protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir a face. Os olhos devem ser lavados com bastante água limpa caso algo caia na região.

Fonte: Saúde Abril