Gominhas de vitamina para o cabelo: vale a pena investir?

Suplementos vitamínicos para as madeixas se popularizaram, mas, não havendo deficiência de nutrientes, médicos não recomendam o uso

Viralizaram nas redes sociais as gominhas vitamínicas para o cabelo, prometendo menos queda e fios mais fortes e bonitos.

Mas, na verdade, elas não são o mar de rosas que propagam as blogueiras. “Em pessoas saudáveis, a suplementação aleatória de vitaminas não interfere nem na queda nem no fortalecimento do cabelo”, afirma Fabiane Mulinari Brenner, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A biotina (vitamina B7), muito presente nesses produtos, de fato melhora a qualidade e a resistência das madeixas.

Porém, é preciso indicação médica para suplementar: “Não se trata de algo inócuo. Suplementos como esses podem interferir em outras áreas do corpo e alterar exames de sangue”, avisa a dermatologista.

Quando faz sentido suplementar vitaminas?

Entenda o que se leva em conta

A dieta

O primeiro passo é observar se a alimentação já supre as principais fontes de vitaminas e ajustar o que for preciso.

O profissional

Médicos e nutricionistas avaliam o estado do paciente e só costumam prescrever suplementos quando diagnosticam carências nutricionais.

A dosagem

Ela é definida com base na deficiência da vitamina. O problema dos suplementos genéricos é que não atendem as necessidades específicas.

O tempo de uso

A não ser que haja uma doença ou carência crônica, as suplementações têm prazo limitado. E não dispensam uma boa dieta.

A segurança

Seguindo a prescrição, a suplementação é segura e bem-vinda. Mas vale se informar também sobre a qualidade do produto a ser adquirido.

Fonte: Saúde Abril