Buscopan: para que serve esse medicamento e seus similares

Ele é vendido livremente nas prateleiras da farmácia, mas há riscos associados ao uso excessivo.

O Buscopan é o nome comercial de um medicamento à base de butilbrometo de escopolamina. Esse ativo é um antiespasmódico, ou seja, ele serve para relaxar, especificamente, a musculatura dos órgãos da região gastrointestinal (estômago e intestino).

O que é Buscopan (escopolamina) e para que serve?

O remédio conhecido pela marca Buscopan tem como base o butilbrometo de escopolamina. O ativo é responsável por relaxar a musculatura dos órgãos da barriga, atuando nos movimentos involuntários (espasmos), o que traz alívio para dores na região.

O que saber antes de tomar?

Esse tipo de medicamento é de venda livre e facilmente encontrado nas farmácias. Nem por isso pode ser tomado sem critério.

“Ele é um antiespasmódico, ou seja, reduz a contratilidade da musculatura de órgãos como intestino, útero e outros. Quando utilizado exageradamente, podem ocorrer reações adversas”, avisa Regis Schander Ferrelli, gastropediatra do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.

Entre esses efeitos, o médico cita:

- Palpitações

- Taquicardia

- Esquecimentos

- Dificuldade para caminhar

- Dentre outros.

Todo mundo pode tomar a fórmula do composto?

Há alguns cuidados a serem considerados. Ele não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, principalmente a partir do sexto mês de gestação.

Esse medicamento pode interferir no resultado de testes para medir o diabetes.

Por conter dipirona, o medicamento pode interagir também com anticoagulantes orais (como varfarina), captopril (para pressão alta), lítio (estabilizador de humor) e triantereno (diurético).

Na dúvida, converse com o médico.

Fonte: Saúde Abril