Efeito sanfona: por que ele acontece e os riscos para a saúde mental

Nutricionista examina o que a literatura científica atual tem a dizer sobre o vai e vem entre perda e ganho de peso

O efeito sanfona faz parte da rotina de muitas pessoas que tentam emagrecer. Mas, afinal de contas, o vai e vem do peso é um processo normal ou algo que até pode prejudicar a saúde?

Primeiro, vamos entender por que isso acontece. Toda vez que existe a decisão de emagrecer, em geral se busca uma dieta diferente capaz de resolver o problema definitivamente. O problema é que todas essas dietas costumam estar atreladas a algum tipo de restrição alimentar, seja pela redução de calorias em si, seja pela exclusão de um ou mais tipos de alimentos.

Mas nenhuma restrição dessa magnitude consegue ser mantida para sempre. Em algum momento, antes ou depois de atingir o resultado desejado, os alimentos ou o saldo calórico dos tempos pré-dieta voltam a fazer parte do cotidiano. E é assim que o reganho de peso se torna inevitável.

Quando o antigo peso volta, uma nova dieta começa e esse ciclo é perpetuado. Eis o que chamamos de efeito sanfona.

Tudo isso ocorre porque o comportamento alimentar, o motivo pelo qual se come o que se come, não muda. E, se não há mudança no comportamento, os velhos hábitos sempre estarão comandando as atitudes.

Com o crescimento da obesidade pelo mundo, diversos estudos têm se debruçado sobre aspectos como perda e ganho de peso, composição corporal, comportamento alimentar e doenças relacionadas a esse processo.

A melhor forma de perder peso com saúde, mudando o corpo e a qualidade de vida, é olhar para os seus hábitos, revendo e transformando aos poucos os comportamentos. Enquanto a busca por soluções imediatistas for incessante, o organismo vai sofrer com o efeito sanfona e a insatisfação pessoal será recorrente.

Fonte: Saúde Abril