Como cumprir as metas para uma vida mais saudável

Encaramos a virada de ano como um recomeço, e traçamos objetivos para fazer algo melhor para nós mesmos. Veja o passo a passo para não desistir deles

A busca pelo bem-estar e pela felicidade passa por hábitos de vida saudáveis e é por isso que, na chegada de um novo ano, nos comprometemos a melhorar a alimentação, a fazer exercício, a dormir melhor e a gerenciar o estresse.

Mas, infelizmente, somos imediatistas e buscamos resultados rápidos. Para atingi-los, muitas pessoas vão atrás de mudanças radicais, estipulando metas muito ousadas e difíceis de serem mantidas.

Por exemplo: quem é sedentário passa a se exercitar todos os dias, quem quer perder peso faz uma dieta muito restritiva…

Só que mudanças radicais no estilo de vida são difíceis de serem mantidas. Assim, os velhos hábitos podem ser retomados, levando embora os resultados positivos.

Seguem, então, algumas dicas para que possamos ter resultados sustentáveis na melhora de hábitos de saúde:

1. Não queira mudar tudo de uma vez

Siga passos graduais. Para mudar um hábito ou comportamento, é importante planejar bem as metas a serem atingidas em curto, médio e longo prazo.

2. Defina metas SMART

As metas devem ser traçadas por você, segundo as suas capacidades e seus desejos, considerando a sua rotina e suas condições.

Não deixe de detalhar essas metas: escreva sobre elas. Metas Smart são:

- Específicas

- Mensuráveis

- Alcançáveis

- Realistas

- Temporais

3. Antecipe os obstáculos

O que pode te impedir de atingir a meta? Bole estratégias para que você drible os obstáculos. Eles devem ser encarados como desafios, e não impedimentos.

4. Se conheça melhor!

Diante da “fome” ou da “vontade de comer”, observe sentimentos, pensamentos e emoções. Tome consciência de como você reage quando está mais tenso ou ansioso. Escreva o que aconteceu, o que pensou e sentiu ou procure conversar com alguém sobre o que está te incomodando ou preocupando.

5. Fuja das dietas da moda

Além de causar perda de massa magra e efeito sanfona, dietas muito restritivas podem trabalhar contra o seu objetivo, aumentando a ansiedade e tensão.

Fonte: Saúde Abril