O impacto do modo de preparo dos alimentos na saúde da pele

Dependendo do método usado para fazer a comida, o envelhecimento da pele é acelerado

Você sabia que a ingestão exagerada de açúcares e carboidratos pode acelerar o envelhecimento da pele?

Isso se deve a um processo químico conhecido como glicação, no qual o excesso de açúcar circulante no organismo se une às proteínas de colágeno e a elastina, tornando-as rígidas e fazendo com que percam sua função.

Mas, para combater esse processo, não basta apenas controlar o consumo de açúcares. É preciso prestar atenção também no método de preparo dos alimentos.

É que, quando submetidos a altas temperaturas em um curto espaço de tempo, os alimentos sofrem oxidação, com consequente formação de AGEs, ou produtos finais de glicação avançada.

A quantidade de AGEs formados depende da rapidez com que a temperatura do alimento é elevada. E, nesse sentido, os alimentos fritos estão entre os grandes vilões.

Por exemplo: a batata cozida apresenta nível de AGEs igual a 1. Por outro lado, quando frita, ela forma 87 vezes mais AGEs.

Os aliados da pele

Em contrapartida, dê preferência ao consumo de frutas, vegetais, grãos, alimentos integrais e ricos em fibras, gorduras boas e proteínas.

Esses nutrientes, ingeridos junto aos carboidratos, reduzem a velocidade de digestão e o índice glicêmico dos alimentos, com diminuição da absorção do açúcar no sangue e uma menor alteração nos níveis de glicose e insulina circulantes.

Proteja sua pele com todos os recursos disponíveis – começando pelo modo de preparo da sua comida.

Fonte: Saúde Abril