Radar da saúde: como os brasileiros enxergam os convênios

Pesquisa indica que, apesar de reajustes e restrições, planos de saúde são valorizados por mais de 80% da população. Veja este e outros destaques no radar

Os planos de saúde protagonizaram o noticiário recentemente devido ao aumento nas mensalidades e à decisão judicial que os desobriga de realizar procedimentos não listados no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mesmo assim, a maioria da população acredita que eles são necessários e gostaria de não depender apenas da rede pública. Segundo pesquisa com 1 012 brasileiros encomendada pela Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) ao instituto Bateiah, 83% das pessoas que possuem um convênio expressam grande temor em perdê-lo e 74% dos usuários do SUS desejam contar com esse serviço.

A principal barreira para ter um plano, relatada por mais de 70% dos respondentes, são as questões financeiras. A vantagem número 1 dos convênios, na visão dos entrevistados, é a rapidez no acesso a consultas e exames, apontada por quase 40% do público.

Uma frase: Dora Kaufman

“A IA [inteligência artificial] tem o potencial de reduzir custos e melhorar a eficiência geral do sistema de saúde. Desenvolver e aperfeiçoar modelos, contudo, é uma parte menor do desafio, o principal é repensar a interação médico-paciente, requalificar os profissionais, (…) acompanhar e avaliar os impactos da tecnologia, intermediando as áreas de enfermagem e tecnologia da informação. Para proteger os direitos do paciente, é mandatório que os profissionais de saúde e os formuladores de políticas públicas conheçam os riscos e se empenhem em controlá-los.”

Fonte: Saúde Abril