Será que você está tomando água do jeito que o corpo precisa?

A água tem diversas funções no organismo, por isso é crucial ficar atento aos mínimos sinais de desidratação

O Guia de Alimentação para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, explica que o balanço diário de água é controlado por sofisticados sensores localizados no cérebro e em diferentes partes do corpo.

Esses detectores nos fazem sentir sede e sinalizam a necessidade de consumo de líquidos sempre que a ingestão não é suficiente para repor a água que utilizamos ou eliminamos diariamente.

Estar atento aos sinais iniciais de desidratação e satisfazer imediatamente a necessidade de água é mais do que importante: é vital.

A água é fonte de hidratação e veículo de transporte de elementos imprescindíveis pelo sangue, como sais minerais, outros nutrientes e oxigênio. Ela ajuda na distribuição deles para as células de todo o corpo, além de auxiliar na regularização da temperatura corporal, no funcionamento dos órgãos e na eliminação de toxinas por meio do suor e da urina.

Apesar de os seres humanos conseguirem sobreviver por algumas semanas sem comida, é impossível viver sem água por alguns dias. Afinal, ela representa a maior parte do peso corporal, podendo variar de 50 a 75% desse total.

O que conta como água?

A preferência é sempre consumir a água pura e as chamadas saborizadas ou aromatizadas. As receitas para esses preparos incluem canela, gengibre, manjericão, tomilho, cravo, limão, hortelã e alecrim. Vale destacar que esses três últimos ingredientes são ótimos recursos naturais para a limpeza e preservação da pele, digestão e atividade renal.

Já bebidas doces (como refrigerantes, suco industrializados, entre outros) trazem quantidades elevadas de conservantes e açúcares artificiais que, em excesso, podem inibir a absorção de outros nutrientes, além de propiciar diversos malefícios. Ou seja, não é porque são líquidos saborosos que vão atuar na hidratação – muito pelo contrário.

É recomendável a ingestão de água, inclusive, até para quem está sem sede. Porque esse sinal já representa um indício que o organismo está no limite e de que as coisas não vão bem.

Fonte: Saúde Abril