A importância da doula no resgate do parto pleno

Essa profissional acompanha a mulher e a família em todo o processo da gravidez e do parto. Entenda como é a sua atuação

As doulas vêm ganhando espaço junto às grávidas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como no sistema privado. Essa profissão, que chegou ao Brasil no início dos anos 2000, une a educação perinatal e o apoio à mulher no parto, levando-as a ter experiências positivas de nascimento – sem deixar de lado a assistência médica e a segurança do nascer.

A doula faz parte, hoje, do que chamamos de equipe multidisciplinar. Ou seja, ela atua, dentro de suas competências, ao lado de outros profissionais para garantir que as gestantes tenham acesso a um suporte único em todo o ciclo, da gestação ao pós-parto.

Mulheres que contam com doulas nesse período trabalham seus medos e expectativas, tendem a compreender melhor a importância do pré-natal e, consequentemente, comparecem de forma mais frequente às consultas com obstetra e equipe de enfermagem.

Além disso, elas têm seus exames em dia, sabem abordar assuntos importantes com sua equipe técnica e se sentem mais preparadas para viver o momento do parto de forma segura e plena.

Cabe lembrar que, hoje, 57% dos nascimentos no Brasil ocorrem via cesariana – sendo que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse índice não deveria passar de 15%.

É nesse cenário de necessidade de resgate do parto como um processo natural e fisiológico que as doulas atuam. Ela também auxilia na redução de possíveis riscos e tomadas de decisões que possam caber ao momento.

Mas, muito mais do que focar na via de nascimento, prezamos por uma experiência segura, respeitosa, positiva, baseada em evidências científicas e sem violência obstétrica.

O acompanhamento de doulas, em paralelo à atuação das equipes de pré-natal, melhora os desfechos para mães e bebês no nascimento.

Doulas tiram dúvidas, apoiam a construção de um plano de parto e reforçam a importância do pré-natal, dos exames e do acompanhamento da gestação pela equipe de referência.

Com o apoio da doula, gestante e acompanhantes sentem-se mais preparados para o trabalho de parto, estudam e buscam a assistência obstétrica mais qualificada.

Fonte: Saúde Abril